Correção do Teste Intermédio de Português 9.ºano – Fevereiro 2013

Grupo I

                                                          Leitura e Escrita

Pontuação
1.1. …………………………………………………………………………………………………………………….. 3
Versão 1 – Seleciona apenas (B).
Versão 2 – Seleciona apenas (D).

1.2. …………………………………………………………………………………………………………………….. 3
Versão 1 – Seleciona apenas (D).
Versão 2 – Seleciona apenas (C).

1.3. …………………………………………………………………………………………………………………….. 3
Versão 1 – Seleciona apenas (C).
Versão 2 – Seleciona apenas (D).

1.4. …………………………………………………………………………………………………………………….. 3
Versão 1 – Seleciona apenas (C).
Versão 2 – Seleciona apenas (B).

2. …………………………………………………………………………………………………………………….. 3
Seleciona apenas (B). 3

3. …………………………………………………………………………………………………………………….. 5
Cenário de resposta
Defende o comentário, afirmando que os elementos da ilustração sugerem a ideia, presente no texto, de que a poesia pode curar, uma vez que, por um lado, a figura do poeta (ou a pena) representa a poesia e, por outro lado, os medicamentos (ou o estetoscópio) associam à poesia o poder de curar.

4…………………………………………………………………………………………………………………5

Cenário de resposta
Indica que se estabelece uma relação de contraste entre as características da tia e as características da sobrinha e justifica, referindo, por exemplo, que a sobrinha é apresentada como «miudinha e frenética» (linha 2), ao passo que a tia é apresentada como «tesa e maciça» (linha 4).

5………………………………………………………………………………………………………………….5

Cenário de resposta
Explica que o narrador se refere ao esforço que teria de fazer para conseguir convencer a tia e a sobrinha da impossibilidade de alguém ter um alfinete de ama espetado na garganta.

6…………………………………………………………………………………………………………………5

Cenário de resposta
Indica dois comportamentos, referindo, por exemplo, que a tia, ao coagir a sobrinha a contar ao médico a sua doença, revela autoritarismo e que, ao acusar os médicos de verem «as coisas à ligeira» (linha 21), revela boçalidade.

7……………………………………………………………………………………………………………… 5

Cenário de resposta
Identifica a insistência da rapariga em afirmar que tem um alfinete atravessado na garganta e menciona, por um lado, a perturbação dos nervos e do psiquismo da rapariga e, por outro, a influência da tia, como aspetos que o médico vai explorar.
8………………………………………………………………………………………………………………….5

Cenário de resposta
Explicita que a pergunta corresponde a uma mudança de pista, porque o médico deixa de insinuar as suas dúvidas sobre a possibilidade de a rapariga ter um alfinete espetado na garganta e passa a mostrar-se interessado nas circunstâncias que envolveram o caso apresentado.

9…………………………………………………………………………………………………………………..5

Cenário de resposta
Identifica dois aspetos, afirmando, por um lado, que não é a primeira vez que a rapariga se encontra perante um médico, visto que, de acordo com o texto da Parte B, outros médicos já se pronunciaram sobre o caso e, por outro, que a tia nunca manifesta descrença em relação ao problema da sobrinha, pois, no texto da Parte B, a tia assegura
que «o alfinete está ali. Ela bem o sente.» (linha 21).

Grupo II
                                                   

                                                     FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA

1………………………………………………………………………………………………………………… 6

a) haja
b) aparecessem
c) participemos
d) coubesse

2……………………………………………………………………………………………………………………5

Versão 1

  • (a) – (4); (b) – (6); (c) – (7); (d) – (2); (e) – (1)

Versão 2

  • (a) – (6); (b) – (2); (c) – (5); (d) – (4); (e) – (8)

3………………………………………………………………………………………………………3

Versão 1 – Seleciona apenas (D).
Versão 2 – Seleciona apenas (C).

4……………………………………………………………………………………………………………6

a) Logo que concluas esse trabalho, lê este livro.
b) Uma vez que o contacto com a poesia é benéfico na infância, ofereci um livro de poemas ao meu irmão mais novo.
c) Tenho insistido contigo para que escrevas um poema.

Anúncios

Sobre LOGOS - Filipa e Kika

ACTIVIDADES -Explicações Individuais e Grupo -Preparação Exames Nacionais -Preparação dos Exames dos 23 anos -Preparação Alunos de CLIL (Colégios De Língua Inglesa) - Trabalhos Universitários -Traduções DISCIPLINAS Matemática Físico-Química Geometria Descritiva Português Inglês Espanhol Filosofia História de Arte
Nota | Esta entrada foi publicada em Exames e Testes Intermédios com as etiquetas . ligação permanente.

8 respostas a Correção do Teste Intermédio de Português 9.ºano – Fevereiro 2013

  1. Paulo Castelo diz:

    Agradeço por esta ajuda na correção do teste intermédio.
    Obrigado

  2. NaNa diz:

    obrigado !!!
    para a prossima ponham também o enunciado sff.

    bej. fofos

  3. Rui Bettencourt diz:

    pode fazer a correção da composição?

  4. isabel seixas diz:

    obrigado
    bem expilicito
    bom trabalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s