/Nobél/ ou /Nóbel/?

A propósito da atribuição do prémio Nobel da Literatura a Mário  Vargas Llosa, alguns explicandos colocaram a questão da pronuncia da palavra. Pronuncia-se /nobél/ ou /nóbel/?

Pronuncia-se / nobél/  pois trata-se  de uma palavra oxítona ( aguda, pois o acento tónico é na última sílaba -bel ).

Alfred Bernhard Nobel,(1833-1896)foi o  quimico sueco, que inventou a dinamite e estabeleceu um fundo monetário para premiar anualmente pesquisas fundamentais nos campos da física, quimica, medicina e literatura.

Nobel – s.m red. de Prémio Nobel; etim  antr. Alfred Nobel.

Ainda para esclarecer outra duvida relacionada: “tinha ganho” ou “tinha ganhado”?

Ora , para tirar esta dúvida basta relembrar que “ganhar” é um verbo com dois partícipios passados, o regularganhado– e o irregularganho. Emprega-se o regular conjugado com os verbos auxiliares «ter» e «haver», logo diz-se «tinha ganhado». Emprega-se o irregular com os verbos auxiliares «ser»  e «estar», logo diz-se «está ganho».

Anúncios

Sobre LOGOS - Filipa e Kika

ACTIVIDADES -Explicações Individuais e Grupo -Preparação Exames Nacionais -Preparação dos Exames dos 23 anos -Preparação Alunos de CLIL (Colégios De Língua Inglesa) - Trabalhos Universitários -Traduções DISCIPLINAS Matemática Físico-Química Geometria Descritiva Português Inglês Espanhol Filosofia História de Arte
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.